INSTITUTO ESTADUAL PADRE FRANCISCO GARCIA
RUA SANTOS DUMOND, 87/ BAIRRO DO
PASSO/ SÃOBORJA
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.
(Cora Carolina)
TEMA:
A RELEVÂNCIA DA CRIANÇA APRENDER BRINCANDO PARA SER UMA LEITORA ATIVA.
1.1
Período de duração: Semana da criança/Outubro de 2013
1.2
Abrangências: Turmas: 31 e 32
1.3
Coordenações: Professores das turmas do Terceiro Ano
do Ensino Fundamental
1.4
Professoras: Eva Terezinha Ferreira Jornada e Vera
Escobar
1.5
Participações: Professoras, funcionária, supervisora, vice-diretora,
alunos e comunidade escolar.
JUSTIFICATIVA:
Vivendo na contemporaneidade, ainda urge a
necessidade da criança ter oportunidade na escola de brincar, ler diferentes
gêneros textuais, vivenciar a oportunidade de ir à sala da leitura semanalmente
e diariamente em sala de aula no “CANTINHO DE LEITURA” receber condições de
fazer a sua leitura deleite, para que o educando possa aprender a ler, ouvir,
falar e escrever desenvolvendo-se em todas as suas competências e habilidades.
O projeto: ”CRIANÇA
APRENDE BRINCANDO PARA SER UMA LEITORA ATIVA” visa dar continuidade ao
trabalho já em andamento na escola com o
projeto: ”Ler é fundamental”
que vem contribuindo para valorizar a importância do hábito da leitura na Sala
de Aula semanalmente e diariamente com a leitura eclética.
Sendo que “o hábito da leitura é porta aberta para
transformar mentes e lugares” (Messias Pinheiro), pois não é possível aplicar
apenas textos de Língua Portuguesa, no terceiro ano, mas também utilizar-se da
interdisciplinaridade e intertextualidade, envolvendo assim conteúdos de
diferentes disciplinas para globalizá-los, quando possível.
Assim esse quer contribuir para valorizar a
importância do hábito da leitura na escola; a criança desde os primeiros Anos
Iniciais deve sempre ser incentivada a ler para adquirir conhecimentos. Também deve
deixar desabrochar suas potencialidades, fruir seu conhecimento através das leituras,
demonstrar sua criatividade e seus
pensamentos.
O referido projeto visa propiciar condições de
incentivar o hábito da leitura no educando, bem como na formação de novos
leitores. Porque ao manusear os livros pode alfabetizar-se e ao lê-lo começa a
obter o letramento, isto é, juntando as letras, formando palavras, jogando
começam a escrever frases. E no terceiro ano com diferentes brincadeiras
lúdicas e leituras ecléticas vai ajudar ao aluno produzir textos orais e
escritos.
Objetivo
geral:
Promover o desenvolvimento das capacidades
linguísticas, lúdicas, extra classe, diferentes e criadoras dos educandos,
despertando neles por meio de diversos recursos o gosto pela oralidade, música,
leitura, escrita, interação entre os colegas, com partilha e momentos de
solidariedade, amizade, paciência, cooperação e amor para favorecer o resgate
da infância, da alegria e espontaneidade.
Objetivos
específicos:
- Relatar as experiências vivenciadas ao ler os
diversos gêneros textuais.
- Diversificar os meios de incentivo a leitura,
utilizando a poesia, a música, os jogos ortográficos, as parlendas, as fábulas,
os trava línguas, as adivinhações, as histórias contadas, as sequencias
didáticas...
- Descrever oralmente o texto que escutou ou leu.
- Apreciar o brinquedo e as atividades lúdicas.
- Desenvolver a atenção, o respeito, expressões
artísticas e as percepções sobre si, sua família e os outros.
- Identificar a ideia central do texto e seus
personagens.
- Evidenciar direitos e deveres da criança.
- Buscar a integração social e cultural para que o
aluno possa explorar seu universo imaginário, manifestando os seus sentimentos,
experiências, ideias e opiniões.
- Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral
e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
- Expressar-se com desenvoltura na oralidade após a
Hora do Conto.
- Proporcionar jogos e brincadeiras.
- Promover a participação de todos os alunos em
atividades prazerosas que despertem o gosto pela leitura.
- Ilustrar a história infantil e o filme que ouviu ou leu.
- Praticar corretamente os cálculos, trabalhando com
o Material Dourado.
- Organizar o material com entusiasmo, amor,
dedicação, higiene e capricho e letra legível.
- Reunir-se em grupos para brincar e socializar-se.
- Demonstrar boas atitudes na escola.
- Interagir e relacionar-se bem em atividades
grupais.
Metas:
- Incentivar o hábito da leitura interdisciplinar,
para que os alunos tenham condições de melhorar sua compreensão, sua fluência
verbal e aumentar seu vocabulário; isto é, desinibindo-se ao falar, cantar,
dançar bem como ampliar sua bagagem cultural.
Ações
Previstas:
- Empréstimo de livros de gêneros textuais
diferentes para serem levados para casa.
- Troca de revistas, gibis e jornais para lerem em
determinado tempo na aula e também leva-los para casa.
- Hora do Conto semanal com diferentes temas
transversais.
- Momento da Leitura Extensiva e leitura individual.
- Apresentação de sessão de cinema do filme: ”A Era
do Gelo Quatro”.
- Conto de histórias realizadas pelos alunos do
quarto ano e Acelera.
- Resgate dos contos das fadas, fábulas, lendas,
jogos de bolinha gude e de brincadeiras do folclore regional e nacional.
- Sarau poético e cultural.
Conteúdos:
- Histórias contadas;
- histórias com os fantoches;
- filmes musicais;
- músicas com gestos;
- dança (expressividade);
- coordenação motora ( desenho, pintura, recorte,
colagem);
- brincadeiras variadas;
- poemas;
- confecção de cartazes;
- exposição dos trabalhos realizados na sala de
aula;
- confecção de desenhos em sequencia da linha do
tempo,
- confecção de flores, animais sobre o
texto:”primavera”;
- confecção de cartazes;
- leitura de diversos textos;
- descobertas textuais,
- multiplicação utilizando o Material Dourado;
- jogos ortográficos;
- montagem de palavras
PROCEDIMENTOS
# Rodinhas de conversas sobre os direitos e deveres
das crianças;
# Conversa informal sobre boas atitudes e regras de
boa convivência;
# Histórias variadas ( figuras, fantoches,
livros...);
# Promover momentos lúdicos de movimentos gestos e
imitações;
# Assistir filme;
# Produzir cartazes; desenhos, pinturas, montar
quebra cabeça e colagens;
# Cantar com entusiasmo, alegria, ritmo e entonação
musical.
# Brincadeiras promovidas na sala e no pátio;
# Gincana e jogos de entretenimento;
# Promover um lanche especial ( pipoca, cachorro
quente, bolo, etc);
# Confecção
de cartões e troca entre os colegas;
# Confecção de carrinhos com papel A4e sucatas;
RECURSOS
Humanos, audiovisuais, livros, tinta, lápis de cor,
canetinhas, brinquedos, livros infantis, gibis, balas, pirulitos, carrinhos;
tic tac, piranhas coloridas; filme, música, câmera fotográfica, filmadora, som;
quadra esportiva, bolas, bambolês, cones, balões, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação deve buscar entender o processo
individual de cada criança, o seu ritmo próprio, o seu grau de maturidade e a
significação que cada trabalho comporta. Será observado o envolvimento e a
cooperação com os colegas no desenvolvimento das atividades, pois a observação
do educando, do grupo e da turma deve ser diária, cumulativa, constante, individual
de acordo com cada faixa etária e nível no qual está inserido.
Por isso a avaliação não deve ser apenas
quantitativamente, mas carece de uma atitude sistemática do professor dentro do
seu espaço de trabalho visando observar diariamente cada aluno, fazendo sua
ficha de acompanhamento para observar como esta o seu rendimento.
ANEXO
HORÁRIO DA LEITURA: ”Ler é
fundamental”.
|
2ª feira
|
3ª
feira
|
4ª
feira
|
5ª
feira
|
6ªa
feira
|
1º
|
|
|
|
|
|
2º
|
|
31
|
|
|
|
3º
|
|
|
|
|
|
4º
|
|
32
|
|
|
|
5º
|
|
|
|
|
|
Rotina Semanal
Quinta
feira ( 03/10/13)
Música: Boa
tarde, Jesus Cristo não vai passar...
Oração:
Pequeno diálogo
com as crianças sobre maneiras atitudinais;
Chamada
Hora da novidade
Momento da
leitura deleite
Incentivo:
Distribuir para cada criança flores e elas tinham
que encontrar a outra da mesma cor.
Diálogo comparando a importância do cuidado da
planta até tornar-se flor. E também comparar a flor com a criança. Comentar a
importância que os pais devem ter e os cuidados com os filhos....
HORA DO CONTO: FESTIVAL DA PRIMAVERA
A primavera
chegou!
É época de
flores enfeitando as árvores, os jardins e os lares.
As flores
multicoloridas estão desabrochando! Elas são visitadas pelas abelhas que vem
sugar o néctar.
Os pássaros e as
borboletas voam alegremente pelos campos, jardins e arvoredos.
As árvores belas
altas e verdejantes estão carregadas de flores.
A natureza está
em festa; pois a primavera chegou, trazendo amor e alegria.
Passos da
Leitura
Ilustre o texto
por meio de um desenho:
Responda:
a)
Qual
é o título do texto?
b)
Qual
é o gênero textual?
c)
Qual
é a estação do ano a que o texto se refere?
d)
Quem
esta em festa?
Complete com a letra que falta:
...poca
f..ores á..vores de..abrochando ca…pos
..ardins p…imavera
Separe as palavras em sílabas e
classifique-as quanto ao número de sílabas:
Borboletas..........................................................................................................................
Primavera............................................................................................................................
Campos...............................................................................................................................
Abelhas................................................................................................................................
Flores..................................................................................................................................
Crie frases com as palavras do exercício
anterior!
UTILIZANDO O MATERIAL DOURADO EM DUPLAS!
Multiplique os cálculos com atenção:
123 x 2=........... 235 x 3=........... 297 x 4=.............. 456 x
5=............ 432 x 3=..........
............................................................................................................................................
Sexta
feira (04/10/13)
Música: Boa
tarde, Jesus Cristo não vai passar...
Oração:
Pequeno diálogo
com as crianças sobre maneiras atitucionais;
Chamada
Hora da novidade
Momento da
leitura deleite
CANTINHO
DA LEITURA
Leitura
extensiva
Ilustrar a parte do texto que mais gostou:
ENSINO RELIGIOSO
Música: Boa
tarde, Jesus Cristo não vai passar...
Oração:
Pequeno diálogo
com as crianças sobre maneiras atitudinais
Chamada
Hora da novidade
Momento da
leitura deleite
1. Leia
e copie corretamente!
Ajuda
Selminha não
podia admitir que a empregada, coitada!
Estivesse tão
carregada de pacotes, aquilo devia cansar muito a pobrezinha.
Com pena
infinita pediu:
Babá passa um
embrulho desses pra mim.
A babá passou
comovida.
Mais outro.
A babá deu.
Os outros
também.
A moça ajeitou
todos os pacotes nas mãozinhas de Selminha.
Quando aquele
pedacinho de gente estava com todos os embrulhos na mão.
Ela falou:
- Agora, babá
você me leva no colo!
Responda:
O que Selminha
fez para ajudar a emprega?
Se você fosse a
Selminha você ajudaria a empregada?
Ajude a Selminha
pintar apenas as frases que contém atitudes que mostram que você é especial!
Ajudar a mãe.
Brigar em casa.
Ser egoísta.
Brincar com os
colegas.
Leia João 6, 1 -
15.
Comentário sobre
o que entenderam do texto:
Enfeite a frase:
Um dia um menino
repartiu seu lanche com Jesus:
Desenhe uma
cesta com os pães e os peixes que Jesus distribuiu para a multidão!
Educação Física: Hora da Recreação na pracinha da
escola.
Segunda
feira (07/10/13)
Música: Boa tarde, Jesus Cristo não vai passar...
Oração:
Pequeno diálogo com as crianças sobre maneiras
atitucionais;
Chamada
Hora da novidade
Momento da leitura deleite
SESSÃO DE FILME COM PIPOCA: ERA DO GELO 4
TRABALHANDO SOBRE O FILME:
1.Quem são os personagens?
2.Onde aconteceram os fatos?
3. Quem provocou a movimentação dos continentes?
4. O que você achou mais interessante no filme?
5. O que você aprendeu sobre a movimentação dos
continentes que vai ficar na sua bagagem de conhecimentos adquiridos:
Trabalhando com MÚSICAS.
Terça
feira (08/10/13)
Música: Boa tarde, Jesus Cristo não vai passar...
Oração:
Pequeno diálogo com as crianças sobre maneiras
atitucionais;
Chamada
Hora da novidade
Momento da leitura deleite
Nossa
História
Todos nós temos
uma história de vida.
Para conhecer
essa história, usamos fotografias, objetos, roupas, desenhos, filmes,
gravações, lembranças de memórias diárias, albúm de recordação, certidão de
nascimento, brinquedos, dente de leite...
O que faz parte da nossa história
Objetos fazem
parte da nossa história.
Em alguns deles
há anotações.
Ao ler essas
anotações podemos relembrar quando esses objetos foram utilizados até descobrir
até descobrir fatos que não sabíamos do nosso passado tais como: convite do meu
primeiro aniversário.
A festa na casa
da Lia.
Ah, meus
primeiros brinquedos foram dados pelos meus avós.
-Esta foi uma
das roupinhas que usei na maternidade.
As fotografias
ajudam a contar a história.
Além dos
objetos, roupas, documentações e outro escritos.
As lembranças
que temos na memória também nos ajudam a construir a nossa história.
Mas é difícil de lembrar.......
Agora, vamos
imaginar como foi o acontecimento da nossa vida de bebê, com os nossos pais,
nossos tios, nossos avós... E vamos representar essa imaginação até os nossos
dias de hoje com um bela ilustração....
Confecção de um
painel com as histórias...
REFLEXÃO SOBRE
OS DIREITOS E OS DEVERES DA CRIANÇA
JOGOS
ORTOGRÁFICOS NA SALA DE AULA
PINTURA NO ROSTO
E TATUAGEM
CONTAÇÃO DE
HISTÓRIAS PELAS TURMAS DO QUARTO ANO E ACELERA
Sarau com música
infantil no refeitório
Quarta feira (09/10/13) Música: Boa tarde, Jesus
Cristo não vai passar...
Oração:
Pequeno diálogo com as crianças sobre maneiras atitudinais
Chamada
Hora da novidade
Momento da leitura deleite
APRESENTAÇÃO DO BALÉ DO MAIS EDUCAÇÃO
GINCANA RECREATIVA NA QUADRA DE ESPORTES
Atividades desenvolvidas:
Corrida das cadeiras;
Arremesso de bambolê;
Estoura
bexiga;
Pé com pé;
Vassobol;
Bambolê de guerra;
Aperto;
Corrida de cadarços;
Confecção
de cartões para o dia da criança.
Amigo
secreto: troca dos cartões confeccionados.
Lanche
coletivo
Entrega
das lembrancinhas do dia da criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário