quarta-feira, 19 de março de 2014

Projeto do PENAIC

INSTITUTO ESTADUAL PADRE FRANCISCO GARCIA
RUA SANTOS DUMOND, 87/ BAIRRO DO PASSO/ SÃOBORJA

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. (Cora Carolina)

TEMA: A RELEVÂNCIA DA CRIANÇA APRENDER BRINCANDO PARA SER UMA LEITORA ATIVA.

1.1 Período de duração: Semana da criança/Outubro de 2013
1.2 Abrangências: Turmas: 31 e 32
1.3 Coordenações: Professores das turmas do Terceiro Ano do Ensino Fundamental
1.4 Professoras: Eva Terezinha Ferreira Jornada e Vera Escobar
1.5 Participações: Professoras, funcionária, supervisora, vice-diretora, alunos e comunidade escolar.

JUSTIFICATIVA:
Vivendo na contemporaneidade, ainda urge a necessidade da criança ter oportunidade na escola de brincar, ler diferentes gêneros textuais, vivenciar a oportunidade de ir à sala da leitura semanalmente e diariamente em sala de aula no “CANTINHO DE LEITURA” receber condições de fazer a sua leitura deleite, para que o educando possa aprender a ler, ouvir, falar e escrever desenvolvendo-se em todas as suas competências e habilidades.
O projeto: ”CRIANÇA APRENDE BRINCANDO PARA SER UMA LEITORA ATIVA” visa dar continuidade ao trabalho já em andamento na escola com o  projeto: ”Ler é fundamental” que vem contribuindo para valorizar a importância do hábito da leitura na Sala de Aula semanalmente e diariamente com a leitura eclética.
Sendo que “o hábito da leitura é porta aberta para transformar mentes e lugares” (Messias Pinheiro), pois não é possível aplicar apenas textos de Língua Portuguesa, no terceiro ano, mas também utilizar-se da interdisciplinaridade e intertextualidade, envolvendo assim conteúdos de diferentes disciplinas para globalizá-los, quando possível.
Assim esse quer contribuir para valorizar a importância do hábito da leitura na escola; a criança desde os primeiros Anos Iniciais deve sempre ser incentivada a ler para adquirir conhecimentos. Também deve deixar desabrochar suas potencialidades, fruir  seu conhecimento através das leituras, demonstrar  sua criatividade e seus pensamentos.
O referido projeto visa propiciar condições de incentivar o hábito da leitura no educando, bem como na formação de novos leitores. Porque ao manusear os livros pode alfabetizar-se e ao lê-lo começa a obter o letramento, isto é, juntando as letras, formando palavras, jogando começam a escrever frases. E no terceiro ano com diferentes brincadeiras lúdicas e leituras ecléticas vai ajudar ao aluno produzir textos orais e escritos.
Objetivo geral:
Promover o desenvolvimento das capacidades linguísticas, lúdicas, extra classe, diferentes e criadoras dos educandos, despertando neles por meio de diversos recursos o gosto pela oralidade, música, leitura, escrita, interação entre os colegas, com partilha e momentos de solidariedade, amizade, paciência, cooperação e amor para favorecer o resgate da infância, da alegria e espontaneidade.

Objetivos específicos:
- Relatar as experiências vivenciadas ao ler os diversos gêneros textuais.
- Diversificar os meios de incentivo a leitura, utilizando a poesia, a música, os jogos ortográficos, as parlendas, as fábulas, os trava línguas, as adivinhações, as histórias contadas, as sequencias didáticas...
- Descrever oralmente o texto que escutou ou leu.
- Apreciar o brinquedo e as atividades lúdicas.
- Desenvolver a atenção, o respeito, expressões artísticas e as percepções sobre si, sua família e os outros.
- Identificar a ideia central do texto e seus personagens.
- Evidenciar direitos e deveres da criança.
- Buscar a integração social e cultural para que o aluno possa explorar seu universo imaginário, manifestando os seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
- Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
- Expressar-se com desenvoltura na oralidade após a Hora do Conto.
- Proporcionar jogos e brincadeiras.
- Promover a participação de todos os alunos em atividades prazerosas que despertem o gosto pela leitura.
- Ilustrar a história infantil  e o filme que ouviu ou leu.
- Praticar corretamente os cálculos, trabalhando com o Material Dourado.
- Organizar o material com entusiasmo, amor, dedicação, higiene e capricho e letra legível.
- Reunir-se em grupos para brincar e socializar-se.
- Demonstrar boas atitudes na escola.
- Interagir e relacionar-se bem em atividades grupais.

Metas:
- Incentivar o hábito da leitura interdisciplinar, para que os alunos tenham condições de melhorar sua compreensão, sua fluência verbal e aumentar seu vocabulário; isto é, desinibindo-se ao falar, cantar, dançar bem como ampliar sua bagagem cultural.

Ações Previstas:
- Empréstimo de livros de gêneros textuais diferentes para serem levados para casa.
- Troca de revistas, gibis e jornais para lerem em determinado tempo na aula e também leva-los para casa.
- Hora do Conto semanal com diferentes temas transversais.
- Momento da Leitura Extensiva e leitura individual.
- Apresentação de sessão de cinema do filme: ”A Era do Gelo Quatro”.
- Conto de histórias realizadas pelos alunos do quarto ano e Acelera.
- Resgate dos contos das fadas, fábulas, lendas, jogos de bolinha gude e de brincadeiras do folclore regional e nacional.
- Sarau poético e cultural.

Conteúdos:
- Histórias contadas;
- histórias com os fantoches;
- filmes musicais;
- músicas com gestos;
- dança (expressividade);
- coordenação motora ( desenho, pintura, recorte, colagem);
- brincadeiras variadas;
- poemas;
- confecção de cartazes;
- exposição dos trabalhos realizados na sala de aula;
- confecção de desenhos em sequencia da linha do tempo,
- confecção de flores, animais sobre o texto:”primavera”;
- confecção de cartazes;
- leitura de diversos textos;
- descobertas textuais,
- multiplicação utilizando o Material Dourado;
- jogos ortográficos;
- montagem de palavras

PROCEDIMENTOS

# Rodinhas de conversas sobre os direitos e deveres das crianças;
# Conversa informal sobre boas atitudes e regras de boa convivência;
# Histórias variadas ( figuras, fantoches, livros...);
# Promover momentos lúdicos de movimentos gestos e imitações;
# Assistir filme;
# Produzir cartazes; desenhos, pinturas, montar quebra cabeça e colagens;
# Cantar com entusiasmo, alegria, ritmo e entonação musical.
# Brincadeiras promovidas na sala e no pátio;
# Gincana e jogos de entretenimento;
# Promover um lanche especial ( pipoca, cachorro quente, bolo, etc);
#  Confecção de cartões e troca entre os colegas;
#   Confecção de carrinhos com papel A4e sucatas;

RECURSOS

Humanos, audiovisuais, livros, tinta, lápis de cor, canetinhas, brinquedos, livros infantis, gibis, balas, pirulitos, carrinhos; tic tac, piranhas coloridas; filme, música, câmera fotográfica, filmadora, som; quadra esportiva, bolas, bambolês, cones, balões, etc.

AVALIAÇÃO
A avaliação deve buscar entender o processo individual de cada criança, o seu ritmo próprio, o seu grau de maturidade e a significação que cada trabalho comporta. Será observado o envolvimento e a cooperação com os colegas no desenvolvimento das atividades, pois a observação do educando, do grupo e da turma deve ser diária, cumulativa, constante, individual de acordo com cada faixa etária e nível no qual está inserido.
Por isso a avaliação não deve ser apenas quantitativamente, mas carece de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho visando observar diariamente cada aluno, fazendo sua ficha de acompanhamento para observar como esta o seu rendimento.















ANEXO


HORÁRIO DA LEITURA: ”Ler é fundamental”.



2ª  feira
3ª feira
4ª feira
5ª feira
6ªa feira






31









32



























Rotina Semanal

Quinta feira ( 03/10/13)
Música: Boa tarde, Jesus Cristo não vai passar...
Oração:
Pequeno diálogo com as crianças sobre maneiras atitudinais;
Chamada
Hora da novidade
Momento da leitura deleite

  Incentivo:

Distribuir para cada criança flores e elas tinham que encontrar a outra da mesma cor.
Diálogo comparando a importância do cuidado da planta até tornar-se flor. E também comparar a flor com a criança. Comentar a importância que os pais devem ter e os cuidados com os filhos....

HORA DO CONTO: FESTIVAL DA PRIMAVERA


    A primavera chegou!

É época de flores enfeitando as árvores, os jardins e os lares.
As flores multicoloridas estão desabrochando! Elas são visitadas pelas abelhas que vem sugar o néctar.
Os pássaros e as borboletas voam alegremente pelos campos, jardins e arvoredos.
As árvores belas altas e verdejantes estão carregadas de flores.
A natureza está em festa; pois a primavera chegou, trazendo amor e alegria.

Passos da Leitura

Ilustre o texto por meio de um desenho:

Responda:
a)      Qual é o título do texto?
b)      Qual é o gênero textual?
c)      Qual é a estação do ano a que o texto se refere?
d)     Quem esta em festa?
Complete com a letra que falta:
...poca   f..ores    á..vores    de..abrochando   ca…pos   ..ardins    p…imavera
Separe as palavras em sílabas e classifique-as quanto ao número de sílabas:
Borboletas..........................................................................................................................
Primavera............................................................................................................................
Campos...............................................................................................................................
Abelhas................................................................................................................................
Flores..................................................................................................................................
Crie frases com as palavras do exercício anterior!

UTILIZANDO O MATERIAL DOURADO EM DUPLAS!
Multiplique os cálculos com atenção:
123 x 2=...........  235 x 3=...........   297 x 4=..............   456 x  5=............ 432 x 3=..........

............................................................................................................................................
Sexta feira (04/10/13)
Música: Boa tarde, Jesus Cristo não vai passar...
Oração:
Pequeno diálogo com as crianças sobre maneiras atitucionais;
Chamada
Hora da novidade
Momento da leitura deleite

CANTINHO DA LEITURA
        Leitura extensiva






Ilustrar a parte do texto que mais gostou:

ENSINO RELIGIOSO

Música: Boa tarde, Jesus Cristo não vai passar...
Oração:
Pequeno diálogo com as crianças sobre maneiras atitudinais
Chamada
Hora da novidade
Momento da leitura deleite


1.      Leia e copie corretamente!
Ajuda
            Selminha não podia admitir que a empregada, coitada!
Estivesse tão carregada de pacotes, aquilo devia cansar muito a pobrezinha.
Com pena infinita pediu:
Babá passa um embrulho desses pra mim.
A babá passou comovida.
Mais outro.
A babá deu.
Os outros também.
A moça ajeitou todos os pacotes nas mãozinhas de Selminha.
Quando aquele pedacinho de gente estava com todos os embrulhos na mão.
Ela falou:
- Agora, babá você me leva no colo!

Responda:
O que Selminha fez para ajudar a emprega?

Se você fosse a Selminha você ajudaria a empregada?

Ajude a Selminha pintar apenas as frases que contém atitudes que mostram que você é especial!

Ajudar a mãe.
Brigar em casa.
Ser egoísta.
Brincar com os colegas.

Leia João 6, 1 - 15.
Comentário sobre o que entenderam do texto:

Enfeite a frase:

Um dia um menino repartiu seu lanche com Jesus:

Desenhe uma cesta com os pães e os peixes que Jesus distribuiu para a multidão!


Educação Física: Hora da Recreação na pracinha da escola.

Segunda feira (07/10/13)
Música: Boa tarde, Jesus Cristo não vai passar...
Oração:
Pequeno diálogo com as crianças sobre maneiras atitucionais;
Chamada
Hora da novidade
Momento da leitura deleite


SESSÃO DE FILME COM PIPOCA: ERA DO GELO 4

TRABALHANDO SOBRE O FILME:
1.Quem são os personagens?
2.Onde aconteceram os fatos?
3. Quem provocou a movimentação dos continentes?
4. O que você achou mais interessante no filme?
5. O que você aprendeu sobre a movimentação dos continentes que vai ficar na sua bagagem de conhecimentos adquiridos:


Trabalhando com MÚSICAS.


Terça feira (08/10/13)
Música: Boa tarde, Jesus Cristo não vai passar...
Oração:
Pequeno diálogo com as crianças sobre maneiras atitucionais;
Chamada
Hora da novidade
Momento da leitura deleite


Nossa História
Todos nós temos uma história de vida.
Para conhecer essa história, usamos fotografias, objetos, roupas, desenhos, filmes, gravações, lembranças de memórias diárias, albúm de recordação, certidão de nascimento, brinquedos, dente de leite...

O que faz parte da nossa história

Objetos fazem parte da nossa história.
Em alguns deles há anotações.
Ao ler essas anotações podemos relembrar quando esses objetos foram utilizados até descobrir até descobrir fatos que não sabíamos do nosso passado tais como: convite do meu primeiro aniversário.
A festa na casa da Lia.
Ah, meus primeiros brinquedos foram dados pelos meus avós.
-Esta foi uma das roupinhas que usei na maternidade.
As fotografias ajudam a contar a história.
Além dos objetos, roupas, documentações e outro escritos.
As lembranças que temos na memória também nos ajudam a construir a nossa história.
Mas é difícil de lembrar.......
Agora, vamos imaginar como foi o acontecimento da nossa vida de bebê, com os nossos pais, nossos tios, nossos avós... E vamos representar essa imaginação até os nossos dias de hoje com um bela  ilustração....
Confecção de um painel com as histórias...

REFLEXÃO SOBRE OS DIREITOS E OS DEVERES DA CRIANÇA

JOGOS ORTOGRÁFICOS NA SALA DE AULA

PINTURA NO ROSTO E TATUAGEM

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PELAS TURMAS DO QUARTO ANO E ACELERA

Sarau com música infantil no refeitório


Quarta feira (09/10/13) Música: Boa tarde, Jesus Cristo não vai passar...
Oração:
Pequeno diálogo com as crianças sobre maneiras atitudinais
Chamada
Hora da novidade
Momento da leitura deleite


APRESENTAÇÃO DO BALÉ DO MAIS EDUCAÇÃO

GINCANA RECREATIVA NA QUADRA DE ESPORTES

Atividades desenvolvidas:
Corrida das cadeiras;
Arremesso de bambolê;
Estoura bexiga;
Pé com pé;
Vassobol;
Bambolê de guerra;
Aperto;
Corrida de cadarços;

Confecção de cartões para o dia da criança.
Amigo secreto: troca dos cartões confeccionados.
Lanche coletivo

Entrega das lembrancinhas do dia da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário