quarta-feira, 19 de março de 2014

                                        TERCEIRO ANO
Professora: Eva Ferreira Jornada                                                                          ANO: 2014

Nome:..............................................................................................................................................................................................

2014
Você faz parte desta  história...
Ano de educar-se mais
Abre-se uma porta...
Quantos sonhos, quantos desejos...
Quantos planos...
Um ano inteiro diante de nós...




‘Quando eu cheguei à Escola eu estava ansiosa(o) para conhecer minha professora e os meus colegas novos. A hora que eu cheguei na minha sala de aula e vi a minha professora fiquei muito feliz.
Quando bateu para o recreio tinha várias brincadeiras. Minutos depois bateu para ir para a sala, quando estava na hora de ir embora para casa eu disse para minha mãe que esse dia foi INESQUECíVEL “.









GOSTARIA DE CONHECER VOCÊ
Quem é você? Como você é?

NOME COMPLETO:..........................................................................................................
Data de nascimento:...............................................   IDADE:............................................
NOME DOS PAIS:
PAI:........................................................................................................................................
MMÃE:....................................................................................................................................COR DOS OLHOS:..............................   COR DOS CABELOS:...............................
ATIVIDADES/ BRINCADEIRAS PREFERIDAS:.................................................
TENS ALGUNS BRINQUEDOS DE ESTIMAÇÃO:......................................
............................................................................................................................................
LUGARES ONDE VOCÊ GOSTA DE PASSEAR:........................................................

COISAS QUE ME DEIXAM SUPER FELIZ:.................................................................
COISAS QUE ME DEIXAM SUPERCHATEADOS:....................................................
O QUE GOSTO DE FAZER NA ESCOLA É:................................................................
GOSTAS DE LER?........................... QUAL É O SEU LIVRO PREFERIDO?..............
UTILIZAS COMPUTADOR?....................... ONDE?.....................................................
GOSTAS DE ASSISTIR TELEVISÃO?.........................................................................
O QUE COSTUMAS ASSISTIR?.................................................................................
QUEM SÃO SEUS GRANDES AMIGOS?.................................................................
TEM ALGUM SONHO?.............................QUAIS?..................................................

ADOREI TE CONHECER!
Professora: Eva Ferreira Jornada Março/2014




TERCEIRO ANO
Professora: Eva Ferreira Jornada                                                                          ANO: 2014

Nome:..............................................................................................................................................................................................

Receita para passar de ano
Ingredientes
1 litro de disciplina
2 colheres de capricho
6 xícaras de fixação vidro de obediência
7 gotas de responsabilidade
Lápis, borracha, caderno e bastante atenção, colocados numa carteira forrada. Junte a disciplina com a obediência e amasse bem. Coloque por último o capricho e a responsabilidade e espere o resultado das avaliações.


                                   “COM JESUS CRISTO EU SOU VENCEDOR















TERCEIRO ANO
Professora: Eva Ferreira Jornada                                                                          ANO: 2014

Nome:..............................................................................................................................................................................................

“DOU GRAÇAS AO SENHOR PORQUE ELE É BOM”. (Salmos 136:1)



        
                          Para realizar as correções de nossas produções escritas, utilizaremos as cores abaixo. Lembre-se: Para cada cor, uma falha diferente ocorreu.
BOM TRABALHO11111111111111111
AMARELO
Problema com a concordância/ plural
VERDE
LETRA(S) TROCADA
ROXO
LETRA MAIÚSCULA
VERMELHO
VERIFICAR SEPARAÇÃO SILÁBICA
AZUL
Deveria ter sido o final da frase ( PONTO FINAL)
PRETO
Letra maiúscula desnecessária
Marrom
Deveria ter sido novo parágrafo
Azul escuro
Frase sem sentido lógico.




Obs:  Qualquer dúvida procure a professora
 Vamos conhecer um pouco mais nós mesmos?
1.       Qual é o seu nome?.......................................................
2.       Quantos anos você tem?...............................................
3.       Qual é a cor dos seus olhos?.........................................

4.       Marque com um X as palavras que querem dizer como você é:
(    ) alto (    ) magra    (     ) negro  (    ) branca   (     ) baixo    (      ) gordo   (    ) morena  (   ) alta
(     ) branco   (     ) educada     (    )   educado   (    ) calma    (     ) obediente   (     )  estudioso
(     ) magro    (     )   calmo    (    ) estudiosa  (    ) feliz    (    ) contente  (     ) gentil   (   ) amável  


                               Produção textual. E então... Quem é você?
Baseado nas características que você mesmo definiu para você, escreva um pequeno texto composto de várias frases contando um pouco sobre como você é: características físicas; características do seu jeito de ser; o que gosta de fazer, de comer, enfim... Use e abuse de sua criatividade. Mas, não    esqueça da inicial maiúscula no início da frase e do sinal de pontuação no final da frase.
 






Agora conte algo sobre você:
........................................................................................................



Divirta-se
Veja o que seu nome, picotado com os dedos e ainda do lado do avesso, que criatividade:
QUE CRIATIVIDADE; HEIN...





















QUEM SOU EU?



( Atividade desenvolvida pela minha família)

Deixe uma mensagem para seu (SUA) filho (a) DE OTIMISMO, PARA ESTE ANO QUE INICIA:

---------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Assinatura

Queridos pais, escrevam, por favor, uma mensagem...

                                        PREPARAÇÃO PARA A LEITURA

Todo o mundo tem um nome. Veja como se chamam as crianças dessa turma: Paulo, Laísa, Ana Luiza, Eduardo, Matheus, Henrique, Luciano, Haniel, Aline, Mariele, Afra...
E você como se chama?..........................................................
Quantos anos você tem?..........................................................
Do que você mais gosta?.........................................................
O que você gostaria de fazer na escola?....................................
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
            O título do texto que você vai ler é Nome de Gente. Conte para os seus colegas do que você acha que ele vai tratar. Depois acompanhe a leitura do professor:




------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


1.       Leia os versos abaixo pertencentes ao poema “Nome da gente”, do autor Pedro Bandeira, observando as palavras:

-----------------------------------------------------------------------------------------
     2. Encontre a palavra apropriada para colocar nos pontilhados de acordo com a separação silábica:
..............................     ............................    ....................    ................................
uma sílaba

-------------------------------  ---------------       ----------------------------------

duas sílabas

------------------------------  -----------------------------     ---------------------- 
três palavras

-----------------------------    ----------------------------    ------------------------
MAIS DE TRÊS SÍLABAS



Complete na tabela, o que se pede, retirando da poesia:

   Título do texto:


   Tipo de texto:


  Uma palavra  iniciada com j:


  Uma palavra com uma sílaba iniciada em vogal:


  Uma palavra iniciada por consoante com apenas uma sílaba:


  Autor da poesia:



Marque a resposta certa:
A poesia foi retirada do livro:

(   ) Cavalgando o arco-íris   (     ) Revista Cebolinha   (   ) A Cinderela

***************************************************************************

Faça uma pesquisa sobre  a  origem do seu nome:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CONVERSANDO SOBRE NOMES
Responda:
Você gosta do seu nome?........................................................................................
Quem o escolheu?...................................................................................................
Se pudesse escolher o próprio nome, como você se chamaria?........................
Se você tivesse um filho ou uma filha, que nome daria?..................................
*******************************************************************
BRINCANDO COM NOMES
Leia:
João corta pão.
Maria mexe angu.
Tereza arruma a mesa para a festa do Arthur.
*******************************************************************
Agora complete o texto escrevendo nomes dos colegas da turma:
........................corta o pão.
...................... mexe o angu.
...................  arruma a mesa para a festa do................................
................... lê todos os dias os livros que a..................... lhe emprestou.

          ADIVINHE? LEIA:
                  O QUE É O QUE É?
É meu, mas meus amigos usam mais que eu?
................................................

 










Agora complete:
O meu nome é ...........................................................................................


Leia:
Nome é importante
E cada um tem o seu.
Não me chame de apelido
Nem de um nome que não é meu.

Agora, reescreva as frases acima com a letra de forma:
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
......................................................................................................................
 








PRODUÇÃO TEXTUAL

Preencha o quadro abaixo com o nome e o apelido de alguns colegas ou pessoas de sua família:

Nome
Apelido











COM QUE LETRA?
Leia:
Com as letras do alfabeto,
Tudo se pode escrever.
Começa com A e termina com Z
É HORA DE LER O A, B, C...                                   

PROCURE EM REVISTAS E JORNAIS AS LETRAS DO ALFABETO RECORTEM-AS E COLE-AS EM NO QUADRO A SEGUIR:

 







Quantas palavras você consegue formar com as sílabas abaixo:
MA                    DO                 LA                MO                CHI
FA                    DE                      DA                CHA                 TO
GA       LHO                           ME                     FI                                   NO
VE                                  CE                      LHA
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOME:................................................... DATA:....................... TURMA:.............Turno:............................
PROFESSORA:........................................................................................................... .E.E.PE.F. GARCIA
Aproveite a oportunidade e observe o lugar onde você mora:
Eu moro: (   ) em uma casa térrea  (   ) em um edifício (  ) em uma casa de fazenda
 (  ) outro----------------------------------------------------------------------------------------------
 A minha casa é..........................................................................................................
 O lugar da minha casa que eu mais gosto é o............................................................
 Eu gostaria que minha casa tivesse............................................................................
 Na casa ou no edifício existe um:
(   ) quintal    (    ) jardim    (    ) pequena praça  (   ) canteiro(s) com plantas (  ) piscina
Nome da minha rua (alameda, travessa, avenida, quadra, povoado, lote...):...................
Número de minha residência:.............. A minha rua é: (    ) calma (  ) movimentada
As construções da minha rua possuem:
(   ) Energia elétrica (  ) telefonia   (   ) rede de esgoto  (  )rede de água
*******************************************************************
Na minha rua tem: (    ) Sinais de trânsito     (placas)         (  ) calçada    (   ) árvores
 (   ) ponto de ônibus   (     ) ponto de ônibus   (    ) calçamento  (   ) flores
O que mais você encontra na rua onde você mora?  (    )   Supermercado   (   ) Bar
(    ) somente residências (  ) casas  (  ) Padarias   (     )Banco (s)          (  ) Oficina (s)
Outros:___________________________________________________________
********************************************************************
Faça um desenho de sua residência logo abaixo:



Aproveite para ler e completar!
Divirta-se sempre!!!
Um super beijo
Profª: Eva



A rua onde moro....
A casa onde moramos fica em uma rua.
As ruas têm nomes e as casas têm números.
O nome da rua e o endereço da casa onde moramos é o nosso endereço.
Em uma cidade a maior parte dos prédios fica em ruas, não importa se são casas, lojas, fábricas, escolas, hospitais ou edifícios de apartamentos.
Para ficar mais fácil de encontrar os lugares, quase todas as ruas e os prédios têm números.


Responda
Como é o nome da rua onde você mora?...........................................................
Do que você mais gosta na sua rua?..................................................................
Que mudanças você faria nas suas ruas?................................................................
Você tem amigos que moram na mesma rua?....................................................
E como eles se chamam?..................................................................................
********************************************************************
DIA DO CIRCO- 15 DE MARÇO
O PALHAÇO XERETA
Xereta, o palhaço,
riscava um traço
No espaço.
Parava no centro do picadeiro,
Braços e pernas abertos
A luz azul iluminava-o.

De roupa colorida,
Nessa hora
Gostava de rodopiar...
Até virar mais uma estrela
No céu de lona do circo.
Alfabetário-José de Nicolas-
5ª Edição-Editora Moderna.

Como era o nome do palhaço?..............................................................................
Como era a  roupa do palhaço?.............................................................................
Você já foi ao circo ou já viu na televisão?...............................................................
Conte para seus colegas e professora  o que você achou?
********************************************************************
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Procure em revistas uma gravura de uma criança. Cole-a em seu caderno. E este (a) aí, e esta aí quem aí quem é?  Agora, crie uma história contando alguns detalhes sobre:
- Quem é ou quem é ela? -Onde ele ou ela mora? -O que gosta de fazer?  Antes de escrever, pense bem sobre a sua história. Se preferir use um rascunho antes.  Mas, lembre-se cuide para não repetir muitas vezes a mesma palavra; utilize o ponto final escrevendo frases menores e organize a história em parágrafos:
********************************************************************
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Agora, copie o texto no caderno utilizando a letra cursiva:
Você tem alguma foto de quando era menor? Nela, com quem você se parece: Seu pai? Sua mãe? Outro parente? A seguir faça uma leitura silenciosa do poema que fala de uma criança e com quem ela se parece.

SOU EU MESMO
Eu só queria
Ser eu mesmo
E assim, querendo,
Ai de mim!
Você tem
os olhos da vovó
Você tem
a boca da titia.
Você tem
os cabelos da mamãe
Você tem
o nariz do papai,
Você tem...
Pára, pára,pára
Quero ser eu mesmo.
(...) Sérgio Caparelli, 111 poemas para crianças. Porto Alegre L&PM,2003
...................................................................................................................................
...................................................................................................................................
Agora, copie o texto no caderno utilizando a letra cursiva:.
Retire do texto, o que se pede:

Uma palavra com uma sílaba:............................................................................
Quatro palavras com duas sílabas:.....................................................................
Uma palavra com três sílabas:...........................................................................
Duas palavras iniciadas com vogal:.....................................................................
Três palavras iniciadas por consoante:.............................................................
.
Preencha a ficha de acordo com o texto:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Título:..............................................................................................................
Tipo textual:....................................................................................................
Autor:.............................................................................................................
Assunto tratado na poesia:.............................................................................
----------------------------------------------------------------------------------------------------------







Você tem alguma foto de quando era menor? Nela, com quem você se parece: Seu pai? Sua mãe? Outro parente? A seguir faça uma leitura silenciosa do poema que fala de uma criança e com quem ela se parece.

SOU EU MESMO
Eu só queria
Ser eu mesmo
E assim, querendo,
Ai de mim!

Você tem
os olhos da vovó
Você tem
a boca da titia.
Você tem
os cabelos da mamãe
Você tem
o nariz do papai,
Você tem...

Pára, pára,pára
Quero ser eu mesmo.
(...) Sérgio Caparelli, 111 poemas para crianças. Porto Alegre L&PM, (2003)
..........
Leia as frases abaixo:
“EIS QUE ESTOU A PORTA E BATO: SE ALGUÉM OUVIR A MINHA VOZ E ABRIR A PORTA, ENTRAREI EM SUA CASA E CEAREI COM ELE. E ELE COMIGO”. (Apocalipse: 3:20)
AGORA RESPONDA DE ACORDO COM A.......................
Retire do texto, o que se pede:
Uma palavra com uma sílaba:............................................................................
Quatro palavras com duas sílabas:.....................................................................
Uma palavra com três sílabas:...........................................................................
Duas palavras iniciadas com vogal:.....................................................................
Três palavras iniciadas por consoante:.............................................................
Preencha a ficha de acordo com o texto:
-Título:..............................................................................................................
Tipo textual:....................................................................................................
Autor:.............................................................................................................
Assunto tratado na poesia:.............................................................................
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Leia as frases abaixo:
“EIS QUE ESTOU A PORTA E BATO: SE ALGUÉM OUVIR A MINHA VOZ E ABRIR A PORTA, ENTRAREI EM SUA CASA E CEAREI COM ELE. E ELE COMIGO”. (Apocalipse: 3:20)
AGORA RESPONDA DE ACORDO COM A
















O BAIRRO




                                         TERCEIRO ANO
Professora: Eva Ferreira Jornada                                                                          ANO: 2014

Nome:..............................................................................................................................................................................................

2014
Você faz parte desta  história...
Ano de educar-se mais
Abre-se uma porta...
Quantos sonhos, quantos desejos...
Quantos planos...
Um ano inteiro diante de nós...




‘Quando eu cheguei à Escola eu estava ansiosa(o) para conhecer minha professora e os meus colegas novos. A hora que eu cheguei na minha sala de aula e vi a minha professora fiquei muito feliz.
Quando bateu para o recreio tinha várias brincadeiras. Minutos depois bateu para ir para a sala, quando estava na hora de ir embora para casa eu disse para minha mãe que esse dia foi INESQUECíVEL “.









GOSTARIA DE CONHECER VOCÊ


O bairro é uma parte da cidade.
Nos bairros há casas, ruas, praças, padarias, escolas, farmácia e muitas outras coisas.
**********************************************************************
E o seu bairro como é? Reúna em grupos e cada um irá desenhar o lugar do bairro onde mais gosta:






COLE O XEROX DO SEU RETRATO OU DESENHE VOCÊ NA TELEVISÃO:









Agora responda:
Qual é a cor dos seus olhos?...................................................
Qual é a cor dos seus cabelos?................................................
O que é que você gosta de fazer?...........................................






Nome da Escola:.............................................................................................
Nome da diretora:..........................................................................................
Nome da professora:....................................................................................
O ano em que você está estudando é.........................................................
Aninha perdeu o seu livro de história. Mostre a ela o caminho para  encontrá-lo:








MARCOS
- D e que você brinca Marcos?
.....................................................................
- Brinco de escrever palavras
Com pedaço do meu nome:
MARMELADA
COSTUREIRA
MARTELADA
COSTELETA...
E brinco de falar coisas
Que não tem  nenhum sentido
Mas que moram no meu nome
E gosto de repetir:
AR E ARO
CORA E CARO
RAMO E AMO
SOM E SOMA
RARO E RAMA
MAR E AMA
ARMO E AMOR
*****************************************************************
Ilustre o texto por meio de um desenho.









S FRASES:
Qual é a quantidade de letras na primeira frase:................................................?
E qual é a quantidade de vogais?...........  E de consoantes?.............................
Quantas sílabas têm a palavra porta?...............................................................
Quantas letras têm na segunda frase?.............................................................



BAMBOLETRAS

Borboletras, borboletras
Voando em bando
Borboleteando
Amarelas, brancas, pretas
Borboletas bailando
Ballet
Borboletas soletrando
Letras
Barboletras rodando
Bambolês.
Borboletras, borboletras
Bambolês e letras
BAMBOLETRAS!               
BAMBOLETRAS!
*******************************************************************
Procure em revistas e jornais as letras necessárias para formar a palavra  “BOMBOM”:





Demonstre a palavra formada por meio de um desenho:


Agora responda:
Com que letra inicia a palavra?.......................................................................
Quantas letras têm a palavra?.........................................................................
E quantas vogais?.........................................................................................
Quantas sílabas têm?......................................................................................


******************************************************************

Agora leia e depois copie em seu caderno com a letra cursiva:

BA- BE- BI- BO- BU
                  bA- be- bi- bo- bu
 





Escreva novamente a palavra com a letra cursiva e desenhe:
bala...............................


balão..............................


bola................................


bebê................................


bico................................


bode...............................


bule.................................

banana..............................


bananeira.........................


boneca...............................

bolita.................................

____________________________________________________________________
Escola Estadual de Educação Básica Padre Francisco Garcia
Nome:..................................Professora: Eva Ferreira Jornada Data:...............
Paraiso

Se esta rua fosse minha,
Eu mandava ladrilhar,
Não para o automóvel matar gente,
Mas para criança brincar.

Se esta mata fosse minha,
Eu não deixava derrubar.
Se cortasse todas as árvores,
Onde é que os pássaros vão morar?

Se este rio fosse meu,
Eu não deixava poluir.
Jogue esgoto noutra parte
Que os peixes moram aqui.

Se este mundo fosse meu,
Eu fazia tantas mudanças,
 que ele seria um paraíso
De bichos plantas e crianças

Leia e reescreva em seu caderno este poema com letra cursiva:













                  GETÚLIO DORNELLES VARGAS
Getúlio Vargas nasceu em São Borja em 19 de abril de 1983.
Estudou aqui no Rio Grande do Sul onde se fez advogado e prestou serviço militar.
Em 1908, iniciou a carreira política. Foi eleito  Deputado  Estadual e Federal, foi Ministro da Fazenda, Senador e por último Presidente do Brasil, em 1030.
No seu governo, ele criou a Usina Siderúrgia de Volta Redonda, a Fábrica Nacional de Motores e a Petrobrás.
Também foi no seu governo que foi dado a melhor o direito de votar.
Getúlio Vargas se suicidou em 24 de agosto de 1954 e foi enterrado em sua terra natal: São Borja.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

22 DE ABRIL- DIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL
Quando Pedro Alvarez Cabral e seus tripulantes portugueses chegaram à nossa terra encontraram um lugar muito, com muito verde e animais lindos. E habitado apenas por índios.
******************************************************************
O ANIVERSÁRIO DO BRASIL

Festejamos no dia 22 de abril o “Descobrimento do Brasil”.
Pedro Álvares Cabral veio de Portugal com muitos e caravelas.
Navegaram por muito tempo...
Mas num dia de sol, um dos navegadores gritou:
- Terra, terra à vista!
Desceram das caravelas, foram os habitantes os índios.
Os portugueses deram a nossa terra o nome de “Brasil”.
Depois de 22 de abril de 1500... Os índios, portugueses, africanos e outros povos formaram o nosso Brasil.
Feliz Aniversário Querido Brasil!



Pinte a resposta correta:
Quem descobriu o Brasil:
(  ) Pedro Silva   (    ) Pedro Álvares Cabral
....................................................................................................................................
Que dia festejamos o descobrimento do Brasil:
(   ) 22 de março   (    ) 22 de fevereiro    (  ) 22 de abril
....................................................................................................................................
Quem Pedro Álvares Cabral encontrou quando desembarcou no Brasil:
(   ) índios    (    )  jesuítas   (   ) africanos
.....................................................................................................................................

Indiozinhos

Um, dois, três indiozinhos
Quatro, cinco, seis indiozinhos
Sete, oito, nove indiozinhos
Dez num  pequeno bote
Vinham navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase, quase virou
...................................................................................................................................

O índio
Eu sou indiozinho
Que luta para viver.
Eu caço, pesco e cultivo
A terra para me alimentar.

Responda:
O que indiozinho faz se alimenta?..............................................................................
O que o homem está fazendo?.....................................................................................
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

TIRADENTES
21 de ABRIL

Joaquim José da Silva Xavier foi um grande herói brasileiro que lutou muito  para libertar o Brasil de Portugal. Ele organizou um movimento que ficou

 “O que apelidamos grande homem, é sempre alguém que tem a ventura de transfigurar a fraqueza individual, compondo com as forças infinitas da Humanidade”. Euclides de Cunha.


Os números em nossas escolas vidas. Eles estão por toda a parte! É só observar!



A sua idade é.................................................................................
O dia em que nasceu............................................................................
O ano que você nasceu....................................................................
O número do seu pé.........................................................................
            Seu peso é.......................................................................................
Sua altura é.................................................................................
O número da sua casa é.............................................................
O número de seu aniversário é...................................................
Você tem telefone? ................. Qual é o número? Celular:................
Residencial:.....................................................................................

 




















Lendo o texto
O mês de junho é marcado em todo o Brasil pela tradição das festas juninas, onde não faltam fogueiras, danças, comidas típicas e muitas bandeirinhas.
É a tradição que se repete, com o jeito próprio de cada região brasileira.

                                  Festa Junina
A tradição de festejar em junho veio de Portugal. Envolve três santos. As festas começam no dia 12, véspera do dia de Santo Antonio, e terminam no dia 29, dia de São Pedro. A maior festa acontece entre os dias 23 e 24, o dia de São João propriamente dito.
Muitas brincadeiras, como por exemplo, acertar o alvo, pescaria, jogo das argolas, pau-de-sebo, corrida de sacos são praticadas nas festas.
Toda a festa junina que se preze tem que ter fogueira. A origem está nos tempos antigos, quando os povos comemoravam as colheitas e acendiam fogueiras ou tochas, para os seus deuses.
Nesse dia se dança a quadrilha, uma dança francesa que foi trazida ao Brasil no tempo do rei D. João VI, passando a ser praticada nos palácios. Com o passar do tempo, a quadrilha tornou-se uma dança popular.
No Nordeste, as festas juninas são um evento tão grande quanto o carnaval carioca. Atrai milhares de pessoas e pode ganhar o título de maior São João do Mundo!
BOLETIM VERDE&AMARELO. N.17, junho 2001.
                             
CONVERSANDO SOBRE O TEXTO:
          Você conhece estas brincadeiras: acertar, pescaria, jogo das argolas, toca do coelho, pau-de-sebo, corridas de sacos?.............................................................................
O texto informa que a tradição das festas juninas vem de Portugal. Você sabe por quê?..................................................................................................................................
   A maior festa junina é a de São João. Mas há outras quais são?..................................
Explique o que se entende por” toda a festa junina que se preze tem que ter fogueira:
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................
Escreva qual é a origem da fogueira nas festas juninas:.....................................................
.............................................................................................................................................

Você já participou da dança da quadrilha?......................................................

LEIA MAIS UM POUCO A RESPEITO DADANÇA DA QUADRILHA:

A quadrilha é uma dança de salão aos pares, de origem francesa, e que no Brasil passou a ser dançada também ao ar livre, nas festas juninas. Os participantes obedecem às marcas ditadas por um organizador de dança. O acompanhante tradicional das quadrilhas é a sanfona. A quadrilha é dançada durante um casamento na roça, por isso todo o grupo de quadrilha tem de possui um casal de noivos, pois a festa se realiza em homenagem a eles. Explique:
Qual é a origem da dança de quadrilha e o que significa “dança de salão”?
...................................................................................................................

Sempre foi uma dança popular?.................................................................

Como foi introduzida no Brasil?.................................................................

O que você entendeu por “organizador de dança”:......................................
.................................................................................................................................

Produzindo texto: Pesquise uma letra de música cantada em festas juninas. Insira ilustrações motivadas pelas letras.

QUERMERSSE E PRENDAS

Uma das coisas mais divertidas de festa junina são as quermesses, com barracas de jogos, onde você ganha prendas se conseguir acertar o alvo.
Não que a prenda seja o mais importante, o que vale é a brincadeira, mas quem não gosta de ganhar presente? Então, no seu arraia não faltar diversão, a gente preparou algumas dicas de jogos típicos de quermesse, que vão fazer a alegria de todos;
Esta não pode faltar em uma festa caipira (....). O objetivo é pescar com uma vara, à distância, um dos peixinhos em meio a serragem ou boiando na água. São duas tentativas para conseguir pescar um dos peixes premiados. Os prêmios podem variar desde coisas simples até o maior deles.
Neste jogo o participante tem três chances para lançar, à distância, e acertar uma ou mais argolas no pino. O prêmio para o bom de mira pode variar de acordo com o número de argolas que ele acertou.
Assim como no jogo das argolas, são três chances para acertar uma das bolinhas na bocarra do palhaço. Faça uma barreira delimitando a distância da qual se deve jogar as bolinhas. Os prêmios variam de acordo com o número de acertos.
Disponível em: http://www.dicasparafestas.com.br/blog/festa-junina-quermesse-prendas.  






-------------------------------------------------------------------------------------------------

PRODUÇÃO TEXTUAL

               Carta/ bilhete para um colega... Carta enviada para meu amigo ou para a minha amiga secreta (o): O envelope terá de ser depositado na caixa coletora ( Centro das Boas Convivências) no dia-----/---------------------/ ----------------------------.

......................................................................................................


PRODUÇÃO TEXTUAL

Escolha uma das propostas abaixo e crie o seu texto: Escreva um bilhete para a velhinha catadora de vidros e papéis na rua. Invente nomes, lugares, datas. Faça também desenhos se quiser ilustrar. Você- o remetente- poderá ser uma das crianças da família do texto, alguém que conhecia o trabalho da velhinha ou até mesmo um observador da cena:
Alguém me escreveu que bom...
Outro dia veio até um repórter..
Porque será que de repente, há tanta gente se preocupando comigo?
Quando as pessoas cuidarão da limpeza das ruas?

Faça de conta que você é um repórter de um jornal ou de uma revista. Agora, escreva uma REPORTAGEM sobre a catadora de vidros e papéis na rua. Lembre-se da MANCHETE; das FOTOS ( desenhe, faça colagens, etc.); da LEGENDA para explicar as fotos, do texto  criativo, interessante e informativo.
Não se esqueça de escrever o nome da velhinha; onde ela mora; onde ela trabalha; faça um pequeno comentário sobre a vida da vovó e imagine o que ela lhe responderia sobre os seus sentimentos em relação ao trabalho:  Mas, lembre-se cuide para não repetir muitas vezes a mesma palavra; utilize o ponto final escrevendo frases menores; organize a história em parágrafos e cuide a ortografia:   
----------------------------------------------------------------------------------------

PRODUÇÃO TEXTUAL

Nome do personagem escolhido:............................................
A partir da escolha do personagem, crie uma aventura onde apareça este e talvez outros personagens.
DETALHE: Lembre-se que a história deverá acontecer no habitat natural deste personagem.Quanto mais detalhes você utilizar, maior será a riqueza de sua produção.Bom trabalho!!!!










   

















Nenhum comentário:

Postar um comentário